quarta-feira, 11 de abril de 2012

PROJETO "RECITAL DE POESIAS"

Título do Projeto: RECITAL DE POESIAS
E. E. “MENINO JESUS DE PRAGA”

1. APRESENTAÇÃO: A criança traz em si a poesia pura e inexplorada. Ainda pequena se encanta com o movimento e o ritmo das cantigas de ninar e das belas cantigas de roda.
            Basta observar as crianças para sentir a poesia nas brincadeiras. De forma espontânea fazem as marcações, explorando rimas, aliterações e onomatopéias. As brincadeiras de mãos das crianças são rimadas e cadenciadas.
Ao implantar o projeto “Recital de Poesias”, a escola pretende além de aproximar o texto poético dos alunos, contribuir para o desenvolvimento da expressão oral: ritmo, entonação, postura do olhar, gestos, entre outras possibilidades.

2. JUSTIFICATIVA: A escola tem o “Recital de Poesias” como um projeto permanente por considerar importante desenvolver em seus alunos o interesse pela apreciação poética. Além de uma seleção cuidadosa de textos, incluindo os mais renomados autores, a escola procura oferecer tempos e espaços para que a poesia possa ser vivida através de uma proposta lúdica e prazerosa. Esse trabalho considera possível a construção de um ambiente escolar que traga à tona o potencial poético existente em cada criança.
           
3. OBJETIVOS:
GERAL: Despertar a sensibilidade para a emoção, a estética, o ritmo e a harmonia presentes na poesia.
ESPECÍFICOS:
  • Enriquecer e desenvolver a linguagem oral e a leitura.
  • Desenvolver a capacidade de declamar com ritmo, entonação e postura adequadas.
  • Estimular a imaginação e a criatividade.
  • Favorecer a competição saudável visando a elevação da auto-estima positiva da criança.

4. PÚBLICO ALVO: Alunos dos 1º aos 3º anos do Ciclo de Alfabetização e alunos do 4º e 5º anos do Ciclo Complementar.
5. METAS: Incentivar, favorecer e construir um ambiente propício para o encontro da criança com o gênero poético.

6. METODOLOGIA:
No mês que antecede a realização do recital as professoras fazem um trabalho de incentivo em classe estimulando todas as crianças a participarem do projeto. Neste momento orientam e contribuem com o processo de seleção das poesias, observando o ano de escolaridade em que o aluno se encontra. Dentro de classe, após a escolha das poesias, estimulam os alunos a apresentarem suas poesias e orientam sobre o cuidado com a entonação, o ritmo e os gestos.
Há um esmero todo especial da direção em divulgar o projeto e incentivar a participação dos alunos, distribuindo chamadas pela escola e convidando os que desejam, a declamarem no início das aulas. A direção da escola convida os membros da comissão julgadora, orientando-os sobre os critérios que são parâmetros para a avaliação.
Na 1ª etapa, que acontece dentro da classe, a professora regente organiza o espaço para receber a comissão julgadora e produz uma lista com os nomes dos alunos que irão declamar e suas respectivas poesias. A comissão julgadora escolhe entre 3 ou 4 alunos de cada classe.
            A 2ª etapa, que acontece no pátio coberto da escola, é realizada separadamente nos turnos matutino e vespertino. A comissão julgadora após ouvir os semifinalistas, organizados por ano de escolaridade, define os representantes de cada ano - 2º, 3º, 4º e 5º anos. Os alunos dos 1º ano do Ciclo de Alfabetização, escolhidos nesta fase, participam da final declamando seus poemas e recebendo medalhas.
            Na 3ª etapa, que acontece no pátio coberto da escola, com a participação de toda comunidade escolar, é feita a entrega dos diplomas de participação a todos os alunos que se inscreveram no recital. Após esta entrega a comissão julgadora (formada por convidados representantes da SRE, da SME, professores de Língua Portuguesa, entre outros, indicados pela comissão organizadora), devem escolher, através do critério de notas e observando os itens indicados pela escola, os 1º, 2º e 3º lugares para entrega do troféu entre os alunos dos 2º e 3º anos do Ciclo de Alfabetização e, 1º, 2º e 3º lugares para entrega do troféu entre os alunos dos 4º e 5º anos do Ciclo Complementar. A apresentação dos alunos finalistas obedece à ordem alfabética. Em caso de empate a comissão julgadora realiza revisão das notas e decide a classificação. Aos demais alunos classificados para a terceira etapa são entregues medalhas pela participação.

7. RECURSOS:
a. HUMANOS: Direção, equipe pedagógica e professoras regentes de turma.
b. MATERIAIS
De consumo: Papel, cópias de xérox, livros de poesias.
Permanentes: Microfone, som, medalhas, troféus, palco, máquina de xérox.

8. AVALIAÇÃO:
Os instrumentos de avaliação poderão envolver:
  • Auto-avaliação (escrita ou oral),  por parte dos alunos.
  • Avaliação dos profissionais da escola no sentido de replanejar, quando necessário, inserindo novas propostas.
  • Avaliação da comunidade escolar e do colegiado, apresentando aspectos positivos e outros que podem ser melhorados.
  • Avaliação dos jurados, que participam das diferentes etapas do projeto, selecionando os alunos que se destacam na arte de declamar poesias.

9. Critérios a serem observados pela comissão julgadora na avaliação da declamação da poesia em todas as etapas do recital: poema de acordo com a faixa etária, criatividade, expressão e entonação.

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